Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Cidade Maravilhosa

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer...

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Morro da Urca


Neste último sábado eu e os “Trilheiros do Rio” voltamos a um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro: O Morro da Urca. Nele encontra-se uma das trilhas mais tranqüilas e leves da cidade que está situada ao lado da praia vermelha. Seu inicio é pela pista Cláudio Coutinho, onde já podemos perceber a sua riqueza da fauna e flora carioca, tal como a sua geologia.
A poucos metros da entrada da pista começa a subida pela trilha, num trecho pouco escorregadio. Com subidas bem leves, por escadas escavadas sobre as rochas, o caminho tornou-se um atrativo para tirarmos várias fotos. Cronometramos cinqüenta minutos na subida, ora parando para hidratação, ora para fotografias. Lá em cima, temos uma visão privilegiada da Baia de Guanabara, Niterói, Centro do Rio, os bairros do Flamengo e Botafogo e a floresta da tijuca. Também possui um espaço para o lazer, lanchonete – careiro, né? -, banheiros limpos, cadeiras e mesas. É um passeio bem tranqüilo do ponto de vista para iniciantes, para famílias, para namorados. Uma atividade muito saudável e bem segura.
Algumas pessoas desconhecem, mas a nossa cidade é privilegiada por natureza. Há vários lugares de fácil acesso, noutros com um pouco de grau de dificuldades, que muitos desconhecem e são tudo de graça. Um bom exemplo disso é o Pão de açúcar: Cresci ouvindo criticas dos meus pais que o passeio ao bondinho era muito caro para o carioca, devido ao grande numero de turistas que freqüentam todos os dias o local. Contudo com os “Trilheiros”, além de estar em contato com a natureza e fazendo um exercício físico e de espírito, passo a conhecer lugares deslumbrantes e sem pagar nada. Por isso eu recomendo esta atividade a todos e sem contra indicação.
O verão está aí. Formem grupos, caminhem por algumas trilhas que o Rio nos oferece. Temos um grande legado deixado por Deus. Tudo é nosso, vamos valorizar e usufruir conscientemente. E tragam seus lixos de volta.
Um abraço
Thiago Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário